quinta-feira, 28 de março de 2013

Qual é o verdadeiro sentido da páscoa?


Antes de qualquer coisa vamos esclarecer dois fatos:

1) Coelho é mamífero – logo não põe ovo;




2) Ovos são constituídos de casca, clara e gema – nada mais que isso.


A verdadeira origem da Páscoa não tem nada a ver com ovos nem coelhos. Sua origem remonta os tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito.Quando o povo de Israel era escravo no Egito vivia sofrendo e sendo maltratado. Era obrigado a trabalhar por muito tempo e a fazer coisas muito difíceis. Às vezes, nós temos que fazer coisas difíceis também. É um coleguinha que nos trata mal na escola, ou quando nossos pais passam por momentos em que não podem nos dar tudo o que queriam dar, ou quando ficamos doentes. Mas Deus amava o povo de Israel, assim como nos ama. Ele estava com os israelitas mesmo no sofrimento, mas desejava vê-los felizes. Algo precisava ser feito. Então Deus enviou Moisés para que libertasse o povo de Israel da servidão no Egito. 

Faraó, o rei do Egito, não queria deixar o povo de Israel sair, 10 pragas vieram sobre ele e seu povo.A décima praga porém foi fatal: a matança dos primogênitos - o filho mais velho seria morto. Porém, Deus não queria que os filhos primogênitos do seu povo morressem. Por isso, mandou cada família matar um cordeirinho e usar o seu sangue para passar ao redor das portas de suas casas. 

Deus é maravilhoso! Ele ama tanto o Seu povo que sempre procura salvá-los e ajudá-los! Naquela mesma noite aquilo aconteceu contra o Egito. Só escaparam da tragédia as casas em cujas portas havia o sangue protetor. À meia-noite todos os primogênitos egípcios, inclusive o primogênito do Faraó foram mortos. 

Então Faraó, permitiu que o povo de Israel fosse embora, com medo de que todos os egípcios fossem mortos. Os israelitas foram libertos da escravidão no Egito. 

Em comemoração a este livramento extraordinário, cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, palavra hebraica que significa "passagem" "passar por cima".Essa foi primeira comemoração da Páscoa: a libertação da escravidão egípcia.

Páscoa também é ressurreição!Da mesma forma que Deus libertou Seus filhos da servidão do Egito, deseja nos libertar das coisas ruins que nos afastam Dele. O pecado nos torna escravos e vivemos longe de Deus. Por isso, Deus mandou Jesus para ser o nosso Cordeirinho.Ele pegou tudo aquilo que fazemos de errado como se Ele tivesse feito. Jesus morreu na cruz, ou seja, se sacrificou por nos amar!

Para sermos felizes, precisamos muito de Jesus em nossa vida. Sem Ele, o pecado nos torna escravos. Até hoje o povo de Israel comemora a Páscoa, quando Deus libertou o povo do Egito. Nós comemoramos a Páscoa, que é Jesus, porque Ele deu a Sua vida por nós, derramando Seu sangue para que pudéssemos ser livres, assim como o cordeirinho.
Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Mas Jesus não permaneceu morto. Quando se passaram três dias Ele ressuscitou, ou seja, voltou a viver, e subiu ao céu.Para os cristãos, a páscoa é marcada pela ressurreição de Cristo, pelo Seu renascimento, pelo surgimento de uma vida nova. Jesus está vivo para sempre! Se alguém quer que Jesus limpe o seu coraçãozinho da sujeira do pecado, deve permitir que Jesus more em seu coração. 
Fotorkut


E quanto aos coelhos e ovos?

Os coelhos entraram no enredo da história, como produtores e entregadores de ovos, devido a alta capacidade de reprodução, tornando-se símbolos de fertilidade. Já o ovo, representa a origem do mundo e o surgimento da vida. Em várias antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, as pessoas se presenteavam com ovos de galinha pintados. Se bem que esse costume não tem nada a ver com a Páscoa e acontecia desde muito antes do nascimento de Jesus. Entretanto, ao invés de ovos de galinhas, as pessoas começaram a se presentear com ovos de madeira, de prata e de ouro decorados com pedras preciosas e, por fim, pelos de chocolate.
Somente duzentos anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História, em decorrência principalmente, da chegada das indústrias de chocolate. E então, o verdadeiro sentido da PÁSCOA é: “comemorar a libertação da escravidão do Egito, sob o comando de Moisés” e, “lembrar a morte e a ressurreição de CRISTO que é a razão da nossa fé!”.

Cristo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa localização

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *