quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jonas: Correndo com Deus!

Jonas: Correndo com Deus
“A Palavra do SENHOR veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem: Vá à grande cidade de Nínive e prega contra ela a mensagem que eu lhe darei”. Jonas 3:1-2 NVI
Jonas havia corrido de Deus, foi preciso que o SENHOR corresse atrás do profeta para resgatá-lo com uma violenta tempestade e um grande peixe. O Salvador vai nos buscar no fundo do poço, no fundo do mar, no ventre do peixe, para nos colocar novamente em terra firme.
Servimos a um Deus Salvador, mas que também é o Deus da SEGUNDA CHANCE. Nunca pense que só porque fracassou, Deus o colocou de castigo, ou esqueceu de você. Adão e Eva desobedeceram comendo do fruto proibido, Deus ofereceu uma segunda chance.
Sansão caiu em pecado, mas Deus lhe deu uma segunda chance (talvez mais!) e ele agarrou os dois pilares da oportunidade. Infelizmente, as pessoas têm dificuldades em dar uma segunda chance, mas Deus é misericordioso, está pronto a perdoar mais que 70 vezes 7.
“Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!” Lamentações 3:21-23
Deus sempre dará uma nova chance, mas Sua palavra continuará sendo a mesma, não é nada nova, é a mesma mensagem de antes: “Vá à grande cidade de Nínive”. Talvez, Jonas desejasse ouvir uma outra palavra, uma nova missão, um novo evangelho, porém a Palavra do Senhor não muda!
Alguns dão importância apenas à palavra de determinado pastor; outros estão interessados em promover a crença na sua própria mensagem, ou interpretação particular da Bíblia; alguns poucos preferem a proposta de um novo evangelho, mais contemporâneo, adaptado à realidade de um mundo pós-moderno.
“Jonas obedeceu à palavra do SENHOR e foi para Nínive” (Jonas 3:3). O profeta havia saído do ventre do peixe como um homem mudado, suas roupas podiam estar sujas de suco gástrico, algas marinhas, mas ele estava limpo – Coberto pela pura justiça de Cristo!
Nínive era a capital da Assíria com uma população de 120 mil pessoas, numa área que leva três dias para ser percorrida. Um grande centro urbano com muralhas por todos os lados. Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade nas batalhas, temidos, a ponto de certa ocasião uma cidade inteira suicidar, em lugar de cair nas mãos deles!
A cidade inteira creu na Palavra do Senhor que o profeta levou, o instrumento era Jonas, mas a mensagem era de Deus e produziu arrependimento, mudança em todos os moradores.
Assim como o Senhor deu uma segunda chance ao profeta, Ele também estava disposto a dar uma segunda chance para Nínive.
Assim como houve arrependimento do profeta, houve também arrependimento da cidade. Note a mudança na vida dos ninivitas: (ver Jonas 3:5-8)
a) Acreditaram em Deus.
b) Decretaram um jejum.
c) Vestiram-se de pano de saco.
d) Tornaram-se pessoas de oração.
e) Deixaram seus maus caminhos e violência.
Desde o palácio, até a mais humilde casa de Nínive, todos mudaram de vida. A mudança de coração resultou na mudança de atitudes e comportamento. Andar com Deus muda a vida das pessoas e daqueles outros que temos contato diário.
Reflita sobre isso, e tenha uma ótima semana!
Texto cedido por: Álvaro Martinho da Silva / Pastor IASD Central Belém/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa localização

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *