quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jonas: Correndo à frente de Deus

Jonas: Correndo à Frente de Deus
“Deus se arrependeu e não destruiu como tinha ameaçado. Jonas, porém, ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se.” Jonas 3:10 e 4:1
Por que existe o capítulo 4 de Jonas? Ele foi salvo da tempestade, resgatado por um enorme peixe, uma nova oportunidade foi dada e toda a cidade de Nínive convertida!
Havia um grande problema para Deus: O profeta Jonas era o PROBLEMA.
Jonas via as coisas de um ponto de vista meramente humano e legalista, não morreu pela tempestade, nem foi dissolvido pelo suco gástrico do peixe, mas poderia morrer de ressentimento. Estava muito preocupado consigo e sua reputação como profeta.
O egoísmo encolhe a alma, transforma o homem num anão espiritual. Jonas tornou-se tão pequeno que achou melhor morrer do que viver. Novamente ora a Deus, apenas há 40 dias depois de sua oração no ventre do peixe.
Deus trata o profeta com bondade e paciência, não o condena em suas reclamações.
O grande interesse do profeta ainda era com ele mesmo, e não com os novos conversos da cidade. Muitas vezes ficamos vendo o pecador se atolar no pecado e nada fazemos para ajudar, parece até que alguns numa torcida para identificar o primeiro deslize….
Jonas saiu da cidade quando mais se precisava dele, buscou um lugar estratégico para assistir de camarote à destruição de Nínive, vibrando com a justiça de Deus! Inclusive, um pequeno arbusto cresceu produzindo sombra refrescante para que tudo que pudesse acontecer fosse “filmado” sem desconforto. Mas o verme que surgiu e destruiu a planta, acabou com a confortável e refrescante sombra. Deus estava despertando-o para os verdadeiros valores da vida.
Jonas ficou novamente zangado, mas o Senhor respondeu ao profeta:
“Jonas, o arbusto não é nada. Os ninivitas valem mais que milhões de arbustos, eu os amo também.” Você tem estado muito ocupado cuidando dos arbustos da vida?

Jonas tinha pregado aos ninivitas, mas não os amava….Enquanto não nos misturarmos com as pessoas em igualdade de condições espirituais não conseguiremos amá-las. Cento e vinte mil pessoas tinham se arrependido e precisavam de um pastor que as orientasse num novo estilo de vida!
Como será que o livro termina? O último de Jonas não foi registrado na Bíblia. O profeta pode ter abandonado seu camarote e descido para as ruas de Nínive? Tornou-se pastor daqueles novos conversos, aprendeu a conviver com ele e amá-los?
Pense nisto!
Meditações Pôr do sol – pag 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa localização

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *